quinta-feira, 26 de março de 2015

Uma Cidade sem Passado (Das Schreckliche Mädchen) - 1990


Boa tarde, pessoal!

Neste post gostaríamos de compartilhar com vocês um filme muito interessante e que tem tudo a ver com a proposta do blog. Exibido em sala de aula pela profª. Darcilene Resende na disciplina Arquivo Permanente 1 a fim de levar-nos a uma reflexão sobre história, memória, usuário, guarda, acesso entre tantos outros temas revelados durante a trama, encontramos também aspectos do recorte temporal da Segunda Guerra Mundial, como o nazismo, a relação da igreja com os judeus, os campos de concentração.
O filme retrata a dificuldade de se conseguir informações referentes ao passado de uma cidade Alemã, e como os arquivos (institucionais e pessoais) se portaram frente a busca de documentos que pudessem embasar a pesquisa de Sonia (personagem principal) e validar testemunhos referentes a esse período, pois esses documentos continham informações de pessoas e provavam fatos de uma época que estava silenciada para que se fosse preservada a reputação de autoridades da cidade. Também podemos analisar um fato recorrente ainda hoje, a relação de posse (e não de guarda) que as instituições tem sobre as informações contidas nos documentos, o extravio e até alterações feitas no próprio documento.
Embora seja um pouco difícil encontrar o filme disponível na Internet, logo abaixo segue o link com um breve resumo, escrito por Caio César S. Gomes, no qual acreditamos ter sintetizado bem a problemática do filme. Vale a pena conferir!





"Uma cidade sem passado (Das Schreckliche Mädchen) é um filme alemão lançado em 1990 e tem direção de Michael Verhoven. [...] A trama de uma cidade sem passado revela questões inerentes à memória da 2ª Guerra Mundial, uma vez que, os fatos apresentados na produção referem-se ao período do III Reich. Entretanto, não é somente os fatos em si o que mais chama atenção no filme, mas também os mecanismos utilizados pelas instituições sociais da cidade na tentativa de silenciar a memória coletiva, memória esta que não tem nada de glorioso para se rememorado e comemorado.  Pelo que se observa na produção, a construção da memória tem muito pouco a ver com o passado e tudo a ver com o presente, ou seja, apesar das informações serem originárias do passado a construção da memória coletiva ocorreu por meio do olhar e dos interesses do presente..." (LEIA NA ÍNTEGRA)

Título Original: Das Schreckliche Mäschen
Ano de Lançamento: 1990
País: Alemanha
Direção: Michael Verhoeven
Gênero: Comédia, Drama, Guerra
Duração: 92 minutos
 


Fonte: http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5312:uma-cidade-sem-passado-historia-memoria-e-silencio&catid=13&Itemid=129

Análise Diplomática dos Lenços



  • O lenço é documento de arquivo ou faz parte de uma coleção ?

O lenço faz parte de uma coleção pessoal do professor André Lopez . Ele o mantém como lembrança pessoal, pode vender ou trocar dependendo de seu interesse. O lenço não deriva de uma função administrativa e nem tem valor probatório, portanto não pode ser considerado documento de arquivo .

Se o lenço fosse documento de arquivo :
  • Nome da espécie :  Lenço de escoteiro 
  • Gênero : Iconográfico
  • Formato : Lenço 
  • Forma : Original múltiplo
  • Suporte : Tecido 
  • Sinais de validação : Insignia e numero referente ao Zaraghata Grupo Escoteiro 31º - DF 
  • Como isso faz parte do acervo pessoal : Não faz parte do acervo pessoal por se tratar de um objeto de coleção .
Zaraghata Grupo Escoteiro 31º - DF  : https://www.facebook.com/GEZaraghata


ATIVIDADE MEC-BYTE Plano de classificação





Tendo como base o texto do Professor André Lopez, Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores, e munidos com o kit MCE-Byte, foi realizado como atividade da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, o plano de classificação desse fundo, que segue abaixo:





fundo: MCE-BYTE

função: registro de funcionários (Pessoal); nota fiscal do emissor, pedido de viagem do consumidor e tabela de preços dos pacotes de viagem (Financeiro/ Venda); panfleto publicitário da Empresa (Publicidade); modelos dos projetos da Empresa (Projetos da Empresa).

espécie documental: ficha funcional; nota fiscal; pedido de viagem; tabela de preço, panfleto de viagem e modelo.

RETIFICAÇÃO




Foi acrescido na tabela os grupos, que corresponde a conjuntura de funcionalidade dos documentos perante o fundo;
A função vendas, anteriormente associada como subfunção, na verdade tratasse da função que as espécies documentais se encontram;
E a espécie documental modelos, foi modificada de acordo com sua especificação, que no caso é sobre projetos arquitetônicos.


Visita à União de Escoteiros do Brasil - Sede Regional Distrito Federal

Bom dia, pessoal!

No post de hoje nós queremos compartilhar com vocês um pouco de como foi a visita à União dos Escoteiros do Brasil no Distrito Federal (UEB-DF) no último dia 20.
À convite do professor André Lopez tivemos o prazer de participar, como ouvintes, da reunião realizada com seu grupo de alunos da pós- graduação, a professora Darcilene Lopez e o Diretor presidente (regional) da UEB-DF, Márcio Albuquerque. Esteve em pauta o projeto de criação de um museu para a UEB-DF e como inserir documentos, de arquivo, mas que poderiam enriquecer o acervo museológico, como por exemplo fotografias, atas de atividades, livros sobre o tema e objetos como distintivos de escoteiros. Também conhecemos um pouco dos espaços destinados para a guarda desse material.

Agradecemos muito a oportunidade de poder explorar novas possibilidades dentro da arquivologia e também a gama de conhecimento (prático) que pudemos adquirir durante essa aula. E o convite para a próxima aula de pós-graduação está aberto aos demais alunos de DTD que tiverem interesse.


Algumas das fotos que tiramos estão no álbum《Visita à UEB-DF》
E para quem quiser conhecer um pouco mais segue o link para o site da UEB-DF《 http://www.escoteirosdf.org.br/ 》

Até a próxima!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Um pouco de humor e da participação brasileira na II Guerra Mundial

Boa tarde!

Soldado brasileiro estampado em edição do jornal Cruzeiro do Sul. Antes da adesão ao conflito uma expressão se popularizou no Brasil, "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".


"O treinamento que tivemos no Brasil de nada serviu para nós lá na guerra. O armamento era antiquado, a alimentação era péssima, as questões de saúde eram complicadas. (...) Havia também muita gente com problemas de dentição e de soldados que, antes de ingressarem no exército, jamais tinham calçado um sapato na vida." 
Ferdinando Palermo, veterano brasileiro da Segunda Guerra Mundial.