sábado, 9 de maio de 2015

MAIS DE 1000 VISUALIZAÇÕES!!!

Para comemorar o apoio dos leitores, a partir de agora estamos com uma nova ferramenta para o nosso blog, o Instagram, com o intuito de trazer ainda mais fotografias, historias e curiosidades acerca do período da Segunda Guerra Mundial e Pós- Guerra.


Holland Park Library (Kensington, London, 1940)
Imperial War Museum

O fotógrafo conseguiu captar o momento em que 3 homens com chapéus de coco alheios a toda a destruição que os rodeia, aparentando alguma calma e descontração, escolhem e leem alguns livros que milagrosamente escaparam a mais uma noite do Blitz.

Holland Park Library nos dias atuais

A fotografia nos leva a exprimir sensações de alegria, felicidade, tristeza ou saudade e tem o poder de ser o retrato da realidade.



Fontes: http://ideiasincolores.blogspot.com.br/2008/07/biblioteca-v.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Holland_House



sexta-feira, 8 de maio de 2015

Blogs em Ação

CLICK AVALIA ARQUIVOS JURÍDICOS





1 . Pontos positivos – o blog é “clean”, apresenta publicações com boa formatação, utiliza as bordas da página principal com guias de comando intuitivas, a imagem tema está de acordo com a proposta do blog e campo de pesquisa acessível ao leitor.
Pontos a desenvolver – Inserir maior destaque ao título do blog, diferenciar o tema da publicação do desenvolvimento e adotar plano de fundo nas publicações para melhoria da visualização dos conteúdos.

2. Sim, as postagens estão relacionadas ao tema sugerido e as atividades propostas.

3. O post mais relevante é o do desafio dos blogs em que o grupo buscou conectar seu tema, com o blog dos arquivos acoólicos, onde eles saíram do senso comum, em que os testes determinados pela lei seca, são informações autênticas e verídicas.

4. Sim, a publicação é sobre a conciliação das disciplinas (arquivo permanente e diplomática) junto com o tema proposto pelo blog, onde usa alguns princípios comuns as duas disciplinas.

5. O blog apenas contempla as atividades propostas.

6. Sim. O objetivo do blog está claro.

7. Se fossemos internautas comuns, o blog nos chamaria a atenção por tratar de um tema que não é bem explorado na internet.

8. Esteticamente ele retrata a proposta oferecida pelo blog, no entanto pode apresentar melhorias quanto a formatação, exemplo a padronização da fonte dos posts e o destaque dos títulos das postagens.

9. Bom conteúdo. Plano de fundo ligado ao tema. Facilidade de achar os posts.
Falta de um plano de fundo nas postagens. O uso de fontes diferentes.

10. Melhoria nos layouts . Postagens extras relacionadas ao tema . Melhoria na formatação do conteúdo .

Fotografia e Memória

Boa tarde pessoal,

Como atividade proposta para essa semana escolhemos o texto de Jacques Le Goff história e Memória, discutido na disciplina Arquivo Permanente 1.

Segundo Le Goff, Entre as manifestações importantes ou significativas da memória coletiva, encontra-se o aparecimento, no século XIX e no início do século XX, de dois fenômenos. O primeiro, em seguida a Primeira Guerra Mundial, é a construção de monumentos aos mortos [...] O segundo é a fotografia, que revoluciona a memória: multiplica-a e democratiza, dá-lhe uma precisão e uma verdade visuais nunca antes atingidas, permitindo assim guardar a memória do tempo e da evolução cronológica.

Ainda hoje existem linhas de contestação sobre a veracidade do holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Fato é que em diversos países do mundo a negação do holocausto é considerada crime, e além de diversos registros orais e escritos, ainda podemos encontrar inúmeros registros fotográficos desse recorte histórico. Então decidimos compartilhar alguns deles com você, leitor.

Confiram em nossa galeria de fotos


Senador norte-americano Alben W. Barkley de Kentucky e presidente do Comitê sobre crimes de Guerra do Senado visita o campo de extermínio em Buchenwald, em Abril de 1945


Desafio dos blogs - resposta

Respondendo ao desafio proposto pelo blog Diplomática em cena (http://diplomaticaemcena.blogspot.com.br), no caso da fotografia, a identificação de original e cópia, autenticidade e veracidade, é ligada ao contexto que ela se encontra. não basta dizer qual é a verdadeira ou a falsa, mas identificar para quem ela pertence e qual é o seu uso.

Para exemplificar, usarei a seguinte foto:

(filme , O resgate do soldado Ryan)

No contexto do nosso blog que busca fotografias que retrataram o período da segunda guerra mundial e pós -guerra, por exemplo, essa foto é falsa, considerando que  o filme é uma historia baseada no caso real dos irmãos Niland, no período da guerra civil americana.

caso fosse no blog desafiante Diplomática em cena, essa foto seria verdadeira, por ser tratar de uma imagem do filme O resgate do soldado Ryan.


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Desafio dos blogs


Boa tarde pessoal,

O desafio proposto é direcionado ao blog Traço Atemporal  .
Consiste em identificar o contexto verídico das fotografias abaixo,
bem simples não é ?

Boa sorte e até a próxima . :)