segunda-feira, 1 de junho de 2015

Trabalho Final DTD E AP1

Oficina Click Diplomática, Tipologia Documental e Arquivo Permanente

Clicks de Guerra-  Guerra de Canudos

Com o objetivo de relacionar o caráter arquivístico e diplomático com a fotografia, trabalharemos com o acervo do fotógrafo Flávio de Barros, que foi a Canudos, registrar os acontecimentos através da fotografia.

Canudos foi um vilarejo no norte da Bahia, que foi fundado por Antônio Conselheiro e seus seguidores. Por ter um crescimento exponencial em pouco tempo, ganhou destaque em especial por autoridades, por se tratar de uma ameaça a república recém formada no país. Após quatro expedições do exército (três delas derrotadas pelos moradores do vilarejo), o exército conseguiu invadir a cidade, incendiando-a no final.

Fotografia- Diplomática

Há muito se tem discutido sobre como fazer a análise de fotografias. Nesse caso é importante considerar a fotografia como informação visual e informação textual inserida dentro de um contexto. Pois as informações visuais não são suficientes para uma analise consistente, é necessário olhar além da fotografia, buscando estabelecer sua relação orgânica e de produção dentro de uma instituição.

Fotografia- Tipologia Documental

Identificando a espécie por meio da diplomática, deve-se estabelecer sua relação com as atividades dentro da instituição. Vemos assim a influência ainda mais considerável de que uma fotografia por si só, não significa muito, mas quando considerada em seu conjunto e no seu contexto de criação e produção, contribui para a valorização da instituição.

Fotografia- Arquivo Permanente

A realização de uma análise correta, uma classificação consistente, ajuda na busca e no acesso das informações com valor de prova e  informativo, presentes na fase final do ciclo vital dos documentos.

O acervo escolhido tem um grande papel na formação da identidade do estado da Bahia. Em uma época de transição da monarquia e republica, encontramos grupos resistentes, com ideologias diferentes, em uma busca de valores igualitários na sociedade.

Essa identidade nos dias atuais enriquece na maneira de critica e de reflexão. as instituições custodiadoras desses documentos fotográficos, tem em seu espaço, informações ricas de conteúdo que não devem ser vistas como apenas o passado, mas como aspectos que podem ser ainda encontrados na sociedade atual.

A importância dos arquivos permanentes não está apenas ligado em seu aspecto de guarda, mas no poder de criação de indivíduos críticos e informados sobre a formação da identidade nacional do país.

Esperamos que todos que acompanham nosso blog, prestigiem nossa oficina, que será no dia 19-06-2015, as 19:00, no ICC norte - UNB !

Até a próxima!